[display_podcast]

Olá pessoal!

Estamos de volta galera!!
Mais um episódio do Social Podcast vindo com tudo! Discutimos os seguintes assuntos:

1) Novidades do Social Podcast
– Parceria Digipix
– Social Podcast + Blog

2) Wedding Brasil
– Comentários sobre as palestras do Congresso
– Mais dicas e informações

3) Hardware – Nova lente – Canon 70-200 L IS – II

4) Softwares
–  Team Viewer
– Adobe In Design
– Adobe Photoshop CS5

5) Indicação de Profissional
– Rafael Benevides – www.rafaelbenevides.com.br

6) Sessão Humor

7) Como participar dos sorteios!

Não deixe de comentar e enviar suas sugestões!
E não deixe de seguir o SocialPodcast no Twiiter – @socialpodcast

Um abraço,

Fernando Paes – www.fernandopaes.com.br
Guto Marcondes – www.gutomarcondes.com.br

468 ad

21 Responses to “Social Podcast #8 – Observações sobre o WB, Photoshop CS5, Novos Sorteios!”

  1. Olá pessoal do social podcast, estou começando a meter a cara no mercado agora. Infelizmente ainda naquela fase dos gastos em investimento inicial com tudo. Sou de João Pessoa/PB. E tem sido pra mim muito importante todas as discussões a respeitos dos mais variados temas. Acompanhei as entrevistas e todos os comentários do WB morrendo de vontade de estar lá. Mas, felizmente, através de vocês tive uma janela para poder de certa forma vivenciar um pouco do que aconteceu por lá. Sobre aquela questão que o Guto falou da história do cara que ele deu a oportunidade e o cara furou, acho q isso é totalmente uma questão de ética. Pois não precisei de ninguém pra me ensinar que uma coisa dessas é uma falta de respeito mesmo. Vamos lá pra sessão humor o engraçado é q aconteceu comigo ao contrário um tempo desses hauhau um fotógrafo entrou em contato comigo para cobrir um casamento com ele como segundo fotógrafo combinamos tudo e depois de um tempo ele entrou em contato comigo pra desmarcar, pq era algo menor e que n tinha necessidade de tantas cameras. Mas faz parte, não acho q ele tenha agido de má fé. No entanto, se tivesse aparecido algum evento pro mesmo dia com certeza eu recusaria por já ter combinado com ele. Realmente não aconteceu de aparecer nenhum evento, mas se eu tivesse perdido um trabalho? Seria um prejuízo bem consideravél pra alguém como eu que estou começando mesmo. Ainda buscando um lugar ao sol hauhau. Amanhã e depois vou ter a oportunidade de cobrir casamentos como segundo fotógrafo de um cara muuito bom daqui que inclusive estava no Wedding (Júlio Vasconcelos). Espero sempre crescer com as experiências e com a troca de informação que pessoas como vocês veem promovendo. Acho q fui o primeiro a postar aqui, já to merecendo uma camisa pelo menos né? huahau Grande abraço e até mais!!

  2. Olá Guto e Fernando. O podcast do Social Podcasta tá cada vez melhor, hein… Parabéns!
    Eu sugiro que para os próximos podcasts vocês possam comentar o quanto de photoshop na pele(tratamento de pele) é tolerável nas fotos de evento social e como você lidam com isso.
    Valeu!

  3. Vanessa Carvalho says:

    Quero parabenizar vcs pelo podcast de hoje!
    Um bate papo muito bom e Ri muito lembrando o pessoal do #twitternowedding, e do quão enriquecedor foi o wedding brasil, todas as palestras, e a amizade que fizemos!
    E justo agora q estou pensando em migrar pra Canon, vc me diz q eles vão furar meus olhos!? rs…
    Bom gostaria de pedir que falassem mesmo sobre site e blog, que é uma dificuldade que tenho agora que estou nessa fase de sair dos freelas para andar com minhas próprias pernas…
    Grande beijo e sucesso!
    Vanessa Carvalho

  4. Fala Fernando e Guto! Ouvi o podcast ontem a noite e baixei todos pra colocar no celular. Material de primeira qualidade, show de bola.

    Também estou usando as fixas para fotografar casamentos (50 1.8 e 85 1.8) e o resultado tem sido surpreendente. Se fosse possível, só usaria as fixas sem flash!

    vou pensar em alguns temas para propor, e posto aqui.

    Grande abraço

  5. Ola Social podcast, estou escrevendo para por algumas sugestoes baseadas nos podcasts de fora que eu ouco, por exemplo, eu acho muito interessante entrevistas com pessoas da area, tanto fotografos como por exemplo tecnicos de producao da digipix, ou de minilab, etc.

    Outra coisa e se voces, ja que estao com apoio da digipix, explicar se a Digipix oferece servicos como a de vendas de fotolivros pelo site da digipix, como faz a Blurb. Voce coloca o fotolivro la e deixa o endereco a disposicao dos noivos para uma segunda ou terceira copia, recebendo assim um royaltie por venda.
    O mesmo que acontece com servicos como pictage ou ate o deviant art onde voce coloca a venda suas fotos e recebe uma parcela por venda. Voces sabem se existe isso aqui no Brasil?

    Aproveitando, voces sabem como funciona os servicos de vendas de obras fotograficas de arte em lojas como Submarino? Qual a opiniao de voces sobre isso? Pessoalmente eu nao compraria uma obra de arte impressa em um processo estranho em material canvas por meio virtual sem ver fisicamente o material, principalmente quando ele custa o preco que estao pedindo.

  6. Muito bom essas entrevistas aqui,produtivas D+,uma dica para entrevistas futuras são tratamento de imagem no lightroom, uso do flash em ensaios externos.
    Parabéns pela iniciativa

  7. CUCO !! O mexicano foi muito bom !! Quando ele mostrou a imagem da mulher dançando e o burro representando os 2 paises eu pensei melhor e conclui que ser brasileiro não é tão ruim assim !! ehhehehe 🙂

  8. Estou começando na fotografia, encomendei minha câmera e estou subindo as paredes (faltam 20 dias ainda) nessa espera.
    Fui no Wedding, amei o congresso, principalmente a palestra do Fer Juaristi e da Márcia Charnizon.
    Vejo que o mercado fotográfico está mudando de cenário e o fotógrafo passou de prestador de serviços (“repórter fotográfico”) para o artista, o contador de histórias. Como podemos fazer para acelerar essa mudança e educar o nosso mercado?
    Com um mercado mais exigente, temos melhores serviços, mais satisfação e um estímulo muito maior na forma de cobrança.
    Aproveito para divulgar (se possível) o forum:http://www.forumdigitalfoto.com/forum.php

    Seção humor: Vi um “dicionário” sobre umas expressões e amei esta:
    – RAW: Pela maneira como a maioria pronuncia, deve ser um cumprimento indígena norte-americano

  9. Pessoal do Podcast, Guto e Fernando.
    Parabéns pela iniciativa. Vcs realizam um grande trabalho de disseminação de informação sobre fotografia.
    Estou começando na área e todas as entrevistas são de grande qualidade ampliando meu conhecimento.
    Um abraço!

  10. Parabéns mais uma vez pelo post!!! E fiquem tranquilo o Indesign é realmente muuuuuito melhor para diagramar. Alias é a ferramenta de diagramação oficial da adobe, o PS é sofrimento nesse caso. Já diagramei com o PS e o finado Pagemaker rsssss, mas o Indesign é o melhor sem sombra de dúvidas. Me surpreende muito os fotografos não usarem o ID para diagramar. Abraço a todos.

  11. O Social Podcast é uma iniciativa ímpar para quem gosta de fotografia. Além de aprender muito, só o fato de estarmos ouvindo “amigos” falando de um assunto que nos agrada, gere uma sensação muito legal, de proximidade…

    Parabéns!!! Muito sucesso e que vocês possam aperfeiçoar e expandir os projetos para auxiliar todos os fotógrafos…

  12. Cláudio Fereira says:

    Ta ficando cada vez melhor esses Podcast, eu já tenho uma matéria para mandar para vcs, assim que o blog entrar no ar…
    ha.. eu quero ganhar esse sorteio, na verdade eu quero é a camisa mesmo.. hehhe
    um grande abraço!

  13. Antonio Leite says:

    Muito bom mesmo o podcast de vocês (digo nosso né) bem instrutivo, ajuda muito a quem esta começando como eu e acredito que aqueles que ja são profissionais também, sou do ramo da Informática e adoro fotografia e fotografar e sei que fazer um podcast do calibre deste da muito trabalho, acompanho seu podcast desde o começo e esta sendo de grande ajuda no caminho das pedras, rs. Como disseram tem de haver paixão e muito profissionalismo senão a pessoa quebra, na minha area mesmo que ja atuo a mais de 10 anos, ja vi muitos amigos quebrarem, por não gostarem realmente da profissão e entrarem somente pelo dinheiro. Isso é uma ilusão em qualquer area. Estou curtindo de montão o site e o podcast e indicando para meus amigos. Eu também utilizo bastante o Logmein, TeamViewer e o CrossLoop são muito bons. Se não for abusar muito e puderem indicar uma camera para que esta começando ficarei muito agradecido.

    Um abração.

  14. Fernando e Guto,

    Estão de Parabéns!

    O SocialPodcast está cada vez melhor.
    Ficou ótimo a divisão por temas.

    Essa edição número 8, que ficou um pouquinho mais longa… fiz o download, joguei no pendrive, e levei pra casa pra ouvir no DVD-player, com direito a controle remoto!hehe

    Pra mim que a maior fonte de informção de fotografia no dia a dia são os fóruns, acho ótimo poder OUVIR alguma coisa sobre fotografia. Principalmente para os termos em inglês…

    Fica a dica pra se puderem fazer alguma edição com Videocast, acredito que ficaria legal!

    Abraço

  15. Olá caros!
    Desnecessário pensar que os comentários aqui vão bombar, rs..

    Aprecio os podcast’s, sempre tem algum gravado aqui e muito bem vinda a ideia do blog, quem sabe com algum presets pra baixar, etc..

    Se há um assuto que gostaria de ouvir mais, e acho que é muito discutido sempre, é o preço/valor do serviço. Estou numa cidade bem pequena e o negocio aqui é tenso quando se fala em preço. Sei lá, acho que os colegas daqui ainda não acordaram para a realidade de que casamento é só no sábado [as vezes na sexta tbm] e que esse é o momento pra gente captar nosso material de trabalho. Como não é possível fazer muitos [eu consigo clicar no máximo 3 num sabado, com muita correria!] é de se pensar que esse momento deveria ser melhor [bem melhor no caso aqui] remunerado.
    Mas esse assunto rende…

    Mais sucessos aí!

  16. Antonio Leite says:

    Eu novamente, sei que muitos vão jogar pedras, mas será que poderiam abordar algumas coisas para iniciantes mesmo, como equipamentos basicos e necessários, pois eu não tenho a minima idéia de qual maquina utilizar, se posso estar utilizando uma nikon D90 ou uma Canon T2i (ou tem de ser uma melhor ou pode ser uma inferior) as lentes que se deva utilizar para eventos Sociais, esquema de iluminação, onde e como encadernar se for necessário, ou seja, o minimo necessário, um mini curso. Me desculpem se falei besteira. Obrigado.

    Um Abração.

  17. André Leal says:

    Oi pessoal.
    Meus comentários chegam um pouco tarde, mas acho que são válidos.

    Comecei a trabalhar com o InDesign quando ainda estava na área de propaganda em São Paulo. Depois migrei para a fotografia e deixei de lado um pouco o software. Me aventurei em Corel Draw, DG, You Select e, obviamente, diagramei muito no Photoshop.

    Recentemente baixei a versão teste do InDesign novo, CS5, e para minha surpresa encontrei o que precisava. Já com alguma experiência, fiz uma reciclagem rápida, navegando pelo software e em algumas horas já tinha controle total da situação.
    O resultado foi a diagramação de um álbum de 50 páginas em 2 horas.

    O grande barato do ID são os links. As fotos não são importadas. Elas permanecem no HD e o ID só renderiza quando você solicita. O arquivo fica pequeno e o trabalho flui com muita rapidez. Obviamente o tempo que levei para diagramar não será válido para todos, pois tenho experiência, mas se o objetivo é fazer a coisa rapidamente e sem templates, vale a pena. Linhas, boxes, circulos com fotos, texto recorrido em volta da imagem, aplicação de camadas em multiply, screen ou overlay são fichinha.

    Outra coisa interessante é o uso de sangria para quem gosta de estourar a foto na diagramação. Também ressalto o uso de sombras (drop shadow), diversos tipo de contorno para linha (stroke), cores em RGB e CMYK, multiplas páginas (lado a lado inclusive!), gradients, controle do opacidade e etc.

    O alinhamento é intuitivo. O software mostra quando as fotos estão perfeitamente alinhadas através de linhas guias que aparecem e somem automaticamente após o alinhamento.

    Para quem quer ganhar ainda mais tempo, sugiro o uso desse software, que trabalha em conjunto com o InDesign: http://www.albumsindesign.com/

    Vocês podem ver no video como é rápido o trabalho.

    A galera que precisar de dicas pode me escrever. Vou procurar responder e tirar dúvidas de todos.

    andrelealfotografo@gmail.com

    Um abraço.

    André Leal.

Leave a Reply